Serviço Social

Habilidades desenvolvidas pelos profissionais da área

O Curso de Serviço Social, através do seu currículo, proporciona uma formação que garante internalização de ideias, valores e convicções fundamentadas na responsabilidade social, justiça e ética; uma formação humanística e geral, que assegure a compreensão de seu meio social, político, econômico e cultural; uma sólida formação teórica e prática, voltada para uma atuação crítica e reflexiva na área de recursos humanos das organizações; e, com capacidade de compreensão da necessidade de aperfeiçoamento profissional, interpessoal e institucional contínuo.

MATRIZ CURRICULAR

Campos de atuação do profissional e Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho do Assistente Social é hoje bastante diversificado e vai além da linha executiva, abrangendo a atuação em órgãos públicos, em empresas, entidades filantrópicas e ONGs, nas diversas áreas sociais como saúde, educação, habitação, previdência e Assistência Social. Insere-se, ainda, nos sistemas judiciário e presidiário, sindicatos, escolas, fundações, universidades públicas e privadas e em institutos técnicos, bem como, em centros de pesquisa e assessorias.

Missão do Curso

Formar profissionais que trabalhem com as expressões das questões sociais, formulando e implementando propostas de intervenção para seu enfrentamento, promovendo o exercício pleno da cidadania mediante a inserção do cidadão no conjunto das relações sociais e no mundo do trabalho.

Perfil do Egresso

Os profissionais formados pela FAK atuaram nas expressões da questão social, formulando e elaborando propostas de intervenções para seu enfrentamento, com capacidade de promover o exercício pleno da cidadania e a inserção criativa e propositiva dos usuários do Serviço Social no conjunto das relações sociais e no mercado de trabalho.

Pesquisa (Links Úteis)

Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS)

www.abepss.org.br

Conselho Federal de Serviço Social (CFESS)

http://www.cfess.org.br/

Conselho Regional de Serviço Social (CRESS)

www.cress-ce.org.br

Federação Nacional dos Assistentes Sociais Ministério da Saúde

http://portalsaude.saude.gov.br/

(FENAS)

www.fenas.org.br

PPC e NDE

O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é órgão consultivo e de assessoramento do Curso, responsável pela elaboração, implantação, desenvolvimento e reestruturação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), bem como pela análise e supervisão da atualização dos conteúdos programáticos e das bibliografias obrigatória e complementar.

Sua função, além de elaborar e atualizar o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), é definir o perfil acadêmico do curso, a formação e o perfil profissional do egresso; a fundamentação teórico-metodológica do currículo; a integralização de disciplinas e atividades; as habilidades e competências a serem atingidas e os procedimentos de avaliação.

O Núcleo Docente Estruturante possui regulamento próprio e sua composição é formada pelo coordenador do curso, como seu presidente, e de cinco docentes com titulação em nível de pós-graduação stricto sensu, com contrato em tempo integral ou parcial.