Serviço Social

Informações

  • Períodos: 8 períodos
  • Duração 4 anos
  • Turno: Noturno
  • Local: Maranguape - CE

O assistente social faz o planejamento e a execução de políticas públicas e de programas sociais voltados para o bem-estar coletivo e a integração do indivíduo na sociedade. O Bacharel em Serviço Social trabalha com questões como exclusão social, acompanhando, analisando e propondo ações para melhorar as condições de vida de crianças, adolescentes e adultos. Tem uma conexão com o maior Patrimônio da Humanidade: as Famílias!

Cria campanhas de alimentação, saúde, educação e recreação e implanta projetos assistenciais. Em penitenciárias e abrigos de menores, propõe ações e desenvolve a capacitação para a reintegração dos marginalizados.

É obrigatória a inscrição no Conselho Regional de Serviço Social para o exercício da profissão.


Como o Curso da Faculdade Kurios Pode Ajudar na Sua Carreira?

A habilitação obtida na Faculdade Kurios no Curso de Bacharelado em Serviço Social, permite que o vitorioso concluinte possa atuar:
  1. Educação - Criar e implementar programas de bolsa de estudo e auxílio financeiro, assim como selecionar os estudantes beneficiários.
  2. Empresas - Gerenciar programas educativos de saúde, lazer e segurança no trabalho para o corpo de funcionários. Implantar programas de benefícios sociais aos trabalhadores e sua família. Orientar o acesso do trabalhador às políticas sociais públicas e a seus direitos sociais e trabalhistas.
  3. Proteção à criança e ao adolescente - Desenvolver projetos que subsidiem a garantia de direitos de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.
  4. Saúde - Facilitar o acesso da população às informações e ações educativas na área de saúde.

Mercado de Trabalho

O forte neste setor é setor público, em que as vagas costumam ser preenchidas por concurso. As oportunidades estão nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social, presentes em todos os municípios do país, e no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mas também em escolas, creches, hospitais, unidades básicas de saúde e ambulatórios especializados. Programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), ampliam a procura para além das grandes cidades. Nos próximos anos deve crescer a procura na área de educação, já que tramita no Congresso Nacional uma lei que exige a presença do assistente social nas escolas públicas. Ele irá compor equipes, com pedagogos e psicopedagogos, para dar apoio a alunos com dificuldades de aprendizagem. ONGs e fundações também contratam o assistente social para atuar nos movimentos sociais ligados aos direitos das crianças e adolescentes, de idosos, da mulher, de negros, de indígenas, dentre outros setores. A procura é maior no Sudeste, mas há demanda em todo o país, especialmente nas Regiões onde há maiores deficiências sociais devido a baixa renda e cenários históricos de complicações ambientais e comunitárias.  

Matriz Curricular 2018.1

 
1º Semestre
Sociologia I
Filosofia I
Introdução ao Serviço Social
Produção Textual
Metodologia Científica
2º Semestre
Sociologia II
Filosofia II
Fundamentos I
História Sócio-Histórica do Brasil
Economia Política
3º Semestre
Fundamentos II
Serviço Social X Movimentos Sociais
Ética Profissional
Psicologia
Antropologia
4º Semestre
Processos de Trabalho e Serviço Social I
Pesquisa em Serviço Social I
Psicologia Social
Política Social I
Fundamentos III
5º Semestre
Política Social II
Pesquisa em Serviço Social II
Processos de Trabalho e Serviço Social II
Fundamentos IV
Estágio Supervisionado I
6º Semestre
Instrumentalidade do Serviço Social I
Fundamentos V
Serviço Social e Realidade Regional
Libras
Estágio Supervisionado II
7º Semestre
Direito e Legislação Social
Gestão em Serviço Social I
Família e Gênero
Trabalho de Conclusão de Curso I
Estágio Supervisionado III
8º Semestre
Seminários Temáticos
Trabalho de Conclusão de Curso II
Trabalho e Formação Profissional
Serviço Social Público e Privado
Serviço Social e Seguridade Social